17/10/2016

Belezas Culturais: Maria Bethânia

Já mencionei algumas vezes no blog (aqui, aqui e aqui) minha breve passagem pelo Rio de Janeiro em setembro de 2013. Hoje vou falar qual foi o motivo da viagem: acompanhar o evento de culminância do Projeto Brasileirinho naquele ano.

O Projeto Brasileirinho é uma iniciativa da professora de Filosofia Vânia Correia Pinto, que na 2ª edição do Prêmio Cultura Viva (MinC), anunciado em dezembro de 2007, ficou em 3º lugar na categoria "Escola Pública de Ensino Médio":
3º lugar – Projeto Pedagógico em Escola Pública – Brasileirinho, os Tons da Aquarela Cultural de Nosso País, do Colégio Estadual Vicente Jannuzzi, no Rio de Janeiro

O projeto começou a ser desenvolvido na escola em 2005; já no ano seguinte eu cedi à professora Vânia um espaço em meu site, coincidentemente chamado Brasileirinho. Foi uma coincidência mesmo, pois o projeto dela se inspirou no CD que Maria Bethânia lançara em 2003; já meu site entrara no ar em 17 de outubro de 2002.  A partir de cada faixa do disco, a professora desenvolveu atividades que trabalhassem ao mesmo tempo conteúdos de cultura brasileira e temas filosóficos.

Com o crescimento do projeto, a professora passou a fazer fora da escola o evento de culminância anual. Em 2013, o evento foi realizado na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, em 10 de setembro. Uma equipe do programa Fantástico, da TV Globo registrou o momento (você pode assistir a matéria aqui - eu apareço rapidamente, nesta que foi até agora minha única 'participação' em um programa de tv aberta em rede nacional). Foi a primeira vez que a cantora pôde comparecer ao evento anual.

Desse memorável dia, selecionei duas imagens que fiz com meu tablet:

1 - Bethânia se concentra antes de ler o poema do aluno Ariel



2 - Bethânia posa junto aos jovens músicos da Orquestra Maré do Amanhã segurando a camiseta do Projeto Brasileirinho 



No YouTube você encontra o canal oficial do Projeto 



Nenhum comentário: