24/09/2016

Ensaio de setembro: Oceano Atlântico

Estava tudo pronto ontem para eu fazer um novo ensaio aqui em Macapá, que viria a ser o Ensaio de Setembro, quando a modelo me avisou que precisávamos cancelar, ou melhor, adiar a realização das fotos. Na hora fiquei meio sem saber o que fazer.

Mais tarde, depois que fiz o post sobre o Pau-Brasil, fiquei pensando: mas quem afinal disse que ensaio precisa ser 'estrelado' por uma pessoa? Tenho observado o aumento no interesse pelos posts de Belezas Naturais aqui no blog. Há 3 meses, essa seção era o nosso patinho feio; agora enquanto escrevo isto, ela tem 2 entre os 5 posts mais vistos esta semana (parece que o jogo virou, não é mesmo?). E para me incentivar mais, descobri esse texto do fotógrafo Edeson Souza que afirma ser o ensaio fotográfico um conjunto "de imagens que guardem coerência entre si".

Pronto, isto me animou a remelexer nos meus arquivos buscando fotos em que o Oceano Atlântico aparece com destaque. Segundo maior oceano do mundo, é o que banha o maior número de países, além de ser o mar presente em nosso litoral inteiro, 7.491 km abrangendo 2.095 praias em 17 estados - todos os do Nordeste e do Sul, mais São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, no Sudeste, e o Amapá ao Norte. A ligação do Brasil com o Atlântico é tão forte que 11 dos estados que ele banha têm sua capital à beira-mar. Dos outros cinco, Curitiba e São Paulo se situam a menos de 100km da costa, e Porto Alegre, Belém e Macapá (por coincidência, as três cidades onde já morei) estão próximas a grandes rios navegáveis que fazem parte de bacias hidrográficas que deságuam no Atlântico. A exceção a ambas estas "regras' é Teresina, situada a 343 km do litoral. 

Localizei em meus arquivos fotos do Atlântico em dois momentos - 2013 e 2016. 

  • 2013

As fotos do mar que fiz este ano são de duas viagens. A primeira, em setembro, ao Rio de Janeiro. Foi uma breve estadia, onde fiquei hospedado em Copacabana, ocasião em que fiz esta foto onde aparece com destaque a estátua em homenagem ao poeta Carlos Drummond de Andrade (uma obra do escultor mineiro Léo Santana, inaugurada em 2002) e um trecho da praia e do mar - sim, esta foi a imagem daquela viagem em que tem "mais mar" (risos). 



Rio - setembro/13



A outra imagem de '13 é dos dias que passei em Salvador, mais precisamente na praia de Itapuã, em outubro. Uma curiosidade: das 1.500 fotos que fiz na Bahia ano passado, nenhuma é do mar, já que as praias mais próximas de onde eu estava (fiquei no Pelourinho, então essas praias eram as da Cidade Baixa) estão situadas na Baía de Todos os Santos. 


Itapuã - outubro/13


  • 2016

Na recente viagem, estive em três estados do Nordeste com praias maravilhosas - Maranhão, Paraíba e Alagoas. Algo que me surpreendeu nesta viagem, e que me parece estar bem visível nas fotos, é a diferença da cor do mar de um estado para outro - água muito clara no Maranhão, azul na Paraíba e verde quase esmeralda em Alagoas. Alguém explica?


Pescadores na Praia do Calhau
- São Luís, 30.5.16


Mar rebentando perto do muro de contenção
da Praia da Ponta d'Areia - São Luís, 30.5.16


A beleza do 'rendilhado' formado pela espuma
das águas do Atlântico - Praia do Tambaú, João Pessoa, 12.6.16



Barcos próximo à orla
- Praia da Ponta Verde, Maceió, 16.6.16


Barco navegando no crepúsculo
- Praia da Ponta Verde, Maceió, 16.6.16


Uma vagem pintada no céu?
Não, alguém praticando windsurf na Praia do Calhau

- São Luís, 7.6.16


Banhista caminha pela Praia do Calhau
- São Luís, 7.6.16


Pôr-do-sol no Calhau
- São Luís, 7.6.16


Em tempo: Quero agradecer à pessoa que, sem saber, foi decisiva para eu resolver encarar o desafio de postar um ensaio não "estrelado" por uma modelo. Falo da cantora e compositora Myrian Fox, de Macapá, que fez o seguinte post no Facebook ontem á noite:






  • Veja o video do ensaio:



Clique na imagem


Nenhum comentário: