20/11/2017

Belezas Culturais: Estátua de Ganga Zumba

Em 20 de novembro do ano passado, destacamos aqui no blog o monumento em homenagem a Zumbi dos Palmares existente em Salvador. Hoje, em mais um Dia da Consciência Negra, destacamos outro dos líderes do Quilombo dos Palmares, Ganga Zumba. 

Ganga Zumba é homenageado na orla de Maceió através de uma praça com seu nome, junto à praia de Cruz das Almas, e de uma estátua que se ergue nessa praça, estando o homenageado voltado para o mar. Obra do artista pernambucano José Faustino, a estátua foi inaugurada, juntamente com a praça, em 1984. Em 2010, a estátua foi retirada do local durante as obras de revitalização da praça. Após ser dada como desaparecida em 2013, a estátua foi localizada em um depósito e, depois de restaurada, reinaugurada em 19 de novembro de 2015.




Posteriormente, em março de 2016, foram instalados junto ao monumento uma placa identificando o homenageado (que pode ser vista na foto acima), outra placa com o nome da praça e ainda um totem contando a história de Ganga Zumba. A segunda placa e o totem já não se encontravam na praça na primeira vez que estive nela, em 9 de agosto, data em que fiz as fotos que ilustram este post. Já passei algumas vezes pelo local desde então (a mais recente na sexta, 17), e nunca vi nem placa nem totem (fotos deles podem ser vistas aqui). Reproduzo do site Cada Minuto o texto que havia no totem:

Sobre Ganga Zumba

Nascido em 1630, Reino do Kongo, Ganga Zumba é de origem jaga, povo guerreiro de Angola. 

Filho da princesa Aqualtune, trabalhou na organização do primeiro Estado Negro nas Américas, em Palmares. 

Foi o primeiro grande líder do Quilombo dos Palmares, ou Janga Angolana, na Capitania de Pernambuco atual estado de Alagoas, Brasil. Reconhecido, historicamente, como um grande estadista, exímio guerreiro e também estrategista em lutas. 

Era tio de Zumbi e reinou durante mais de quarenta anos, levando o Quilombo dos Palmares ao apogeu e ao reconhecimento como nação pela Coroa Portuguesa 

Demarcou espaços e lugares históricos na luta contra a escravidão. 

Ganga Zumba foi traído e morto em 1678, e os seus seguidores foram reescravizados pelos portugueses.



São visíveis as marcas de emendas junto 
ao ombro direito e no braço esquerdo da estátua


Nenhum comentário: