01/09/2017

Belezas Naturais: Garças sobre as mangueiras

Um belo dia de maio deste ano, estava eu na Praça Batista Campos, área central de Belém, tomado uma água de coco quando ouvi o que me pareciam ser patos grasnando. Olhei em volta, não vi pato nenhum. Como o som continuava, aliás ia ficando mais forte, em dado momento olhei para cima e me deparei com uma cena como esta. Não eram patos, mas garças, às dezenas, pousadas sobre as mangueiras. 


Voltei à praça no dia 17 de maio, mais ou menos no mesmo horário (final da tarde; esta foto foi feita às 16h53) para registrar este fenômeno que classifico como incomum. São famosos os periquitos que pousam sobre a samaúma vizinha à Praça do CAN, em frente à Basílica de Nazaré, mas de garças pousadas nas mangueiras eu jamais ouvira falar (e olhe que morei mais de 4 anos em Belém). A vendedora da barraquinha de coco que me atendeu naquele primeiro dia confirmou que diariamente, sempre no fim da tarde, lá vão as garças se posicionar sobre as mangueiras. 

Curiosamente, numa praça perto dali, a do Horto Municipal, onde há duas garças, elas não têm o hábito de ficar sobre as árvores em horário nenhuma. Eventualmente uma delas pousa sobre a cafeteria que existe no local, mas sem hora certa. 

Enfim, mais uma dessas belezas cheias de mistério da Amazônia! 

Maior floresta tropical do planeta, a Amazônia está ameaçada pelo recente decreto presidencial que libera a mineração junto a áreas de proteção ambiental e terras indígenasAssine a petição da Avaaz e impeça que a floresta Amazônica vire um deserto!

  • Ontem, 31.8, depois que eu já havia publicado o artigo Preservar o ambiente por inteiro, o governo federal anunciou a suspensão por 120 dias do decreto que extingue a RENCA, numa evidente manobra para deixar o assunto esfriar após as inúmeras reações vindas de todo o Brasil e até do exterior contra o absurdo de acabar com uma área protegida via decreto. De todo modo, a mobilização continua, vários protestos seguem agendados pelo país e você ainda pode demonstrar seu apoio à causa assinando a petição da Avaaz, linkada acima. 



Nenhum comentário: