18/08/2017

Belezas Naturais: Arco-íris completo



Na sexta, 11, fotografei este arco-íris completo sobre o bairro da Jatiúca, em Maceió. A cor refletida na nuvem sobre o prédio já indica que o fenômeno aconteceu perto do pôr-do-sol, por volta das 17h. 

Digo completo porque, por todos os outros que eu vi e/ou registrei em Belém e Macapá (principalmente nesta, onde a ocorrência do fenômeno é incrivelmente alta, embora eu nunca tenha visto ninguém além de mim falar sobre isto) eram sempre parciais, sempre iniciando à esquerda e indo até o "meio do céu", digamos. Mesmo os duplos eram assim. 

Lembro de arco-íris completos, antes deste, apenas em Porto Alegre (de onde saí em 2010), onde o fenômeno é tão raro a ponto de que toda vez que um aparecia no céu isto era destacado em alguma chamada na capa do Correio do Povo do dia seguinte (não como manchete principal, mas em algum cantinho da primeira página ia constar, com certeza). 

  • O que foi isto? - Já ontem, mais ou menos no mesmo horário, vi este incomum fenômeno, semelhante a um arco-íris, sobre o mar, na praia da Ponta Verde. Seria um arco-íris completo mas que teria nuvens encobrindo parcialmente sua visão por quem estivesse na praia? Jamais saberemos. Mas nem sempre saber é importante para apreciar, não é? =) 




Nenhum comentário: