30/11/2016

Vídeo: Banzeiro do Brilho-de-Fogo - Roda de Marabaixo


Clique na imagem

Para encerrar o Mês da Consciência Negra, vamos assistir hoje este vídeo que gravei ao final do primeiro cortejo do Banzeiro do Brilho-de-Fogo pelas ruas de Macapá em 14 de dezembro de 2014. O vídeo, postado no YouTube dois dias depois, reúne três importantes nomes do Marabaixo.

Em palco armado na Praça Floriano Peixoto, vemos primeiramente Adelson Preto, do Curiaú, cantando "Vem pra Cá, Ioiô". Na sequência, Laura do Marabaixo, do Laguinho, interpreta "É de manhã, é de madrugada" (música que ouvimos com a avó de Laura, Tia Biló, neste curta). E pra encerrar, Jacundá, do distrito de Campina Grande, canta o clássico "Rosa Branca Açucena". Os três acompanhados pelas dezenas de tocadores de caixa de Marabaixo do Banzeiro, que estavam à frente do palco, regidos por Paulo Bastos. 

O Banzeiro do Brilho-de-Fogo é um projeto de valorização do Marabaixo, com atividades como oficinas de confecção de instrumentos e de percussão, seguidos da realização de cortejos em datas festivas da capital do Amapá, e participo duas vezes do Encontro dos Tambores, em 2014 e 2015. 


Nenhum comentário: