20/10/2016

Portfólio em Destaque: André Moretto


Em setembro, abrimos inscrições para selecionar trabalhos de colegas para publicar numa nova seção aqui do blog, o Portfólio em Destaque. Hoje publicamos o trabalho do primeiro selecionado, André Moretto, de São José do Rio Preto (SP). Conheça o Flickr do André

André fotografa há cerca de 25 anos, porém foi em 2010 que resolveu transformar seu dom e hobby em profissão, participando de alguns concursos internacionais e exposições. Em dez concursos do Flickr Awards nos quais se inscreveu, foi selecionado em sete. 

Suas principais exposições, ambas realizadas na Casa de Cultura Dinorath do Valle (São José do Rio Preto) em 2012, são: 
  • Dia internacional da mulher e a mulher brasileira sob uma ótica poética, realizada em março. Trouxe a visão da mulher em seu cotidiano em três temas que nortearam a captura das imagens: o que as mulheres querem, sentem e sonham. O projeto visa mostrar os múltiplos lados da mulher, a garra a força e a determinação. Além de tirar poeticamente estas imagens com olhar terno de quem ama e sabe o que é o Amor Incondicional. Pela qualidade do trabalho artístico, André recebeu uma comenda da Câmara de Vereadores do município.
  • A Criança e seu mundo - Realizada em outubro, em comemoração ao Dia da Criança, apresentou a criança em seu mundo de fantasias. 


André Moretto é pós-graduado em Fotografia Aplicada pela UNIARA em 2015. Seu TCC teve como tema Retratos da Real Beleza (Um estudo sobre ensaios de sensualidade), baseado nas campanhas publicitárias da Dove com este título, além da máxima do filósofo grego Aristóteles, "A Beleza está nos olhos de quem vê". André comenta: 

- Escolhi fazer uma composição de fotos de mulheres e casais normais que não tinham tido experiências com este tipo de fotografia, buscando em cada modelo fotografado a sua individualidade de como ser sensual e suas características de beleza. Busco a fotografia não só pelo olhar fotográfico, mas para que cada pessoa que vê a imagem sinta a poesia, o romance e todos os sentimentos envolvidos na captura daquele momento. Afinal, como diz Ansel Adams, "fotografar está muito além de apertar o botão, ao ato de fotografar levamos os livros que lemos, os filmes que assistimos, as pessoas que amamos". 
















Nenhum comentário: