10/10/2016

Belezas Culturais: Estátua de Elis Regina


A cantora Elis Regina tem relativamente poucas homenagens na sua cidade natal, Porto Alegre. Além de uma placa em sua última casa na cidade, na Vila do IAPI, há o Acervo Elis Regina, instalado na Casa de Cultura Mario Quintana, e mais dois espaços com seu nome - um na própria CCMQ, outro na Usina do Gasômetro, o chamado "Teatro Elis Regina".

E, desde 26 de março de 2009 (data do 237º aniversário da capital), há uma estátua de Elis sobre um LP próxima a essa mesma Usina do Gasômetro (que no passado abastecia a cidade de energia elétrica e há bastante tempo é um centro cultural). 

Tirei as fotos deste post em 10 de janeiro de 2013, numa breve passagem por "Porto". Me chamou a atenção o exagero do tamanho atribuído a cantora, que na vida real tinha 1,58m; a estátua tem pelo menos 1,65m de altura (tenho 1,70m e a estátua quase regula de tamanho comigo). 



A instalação do monumento é fruto de uma lei aprovada pela Câmara de Vereadores em 2006. Chegou a ser feito um plebiscito para decidir o local onde a estátua ficaria, tendo saído vencedora a Vila do IAPI. Porém, em 2008, ao obter o patrocínio de uma empresa para a confecção da obra, a Prefeitura contrariou o resultado da consulta popular e decidiu-se pelas vizinhanças da Usina. Cheguei a comentar isto no blog Jornalismo Cultural, num post que incluiu estas mesmas fotos. 


Nenhum comentário: