20/07/2016

Vídeo: doc VELUDO BRANCO - Shows no Sul do Brasil (parte1)



Ao postar, em 29 de junho, o vídeo que fiz do roqueiro Ben Charles, de Boa Vista, comentei que anteriormente eu havia filmado shows da banda Veludo Branco, também de Roraima, ficando a edição e o lançamento do material a cargo da própria banda. Hoje, dia em que a banda completa 10 anos de atividade na cena independente nacional, vamos detalhar essa história.

Acompanho o trabalho da Veludo Branco desde agosto de 2009, o mês de lançamento do meu blog Som do Norte. A banda estava na programação do Festival Casarão, de Porto Velho, que aconteceu no começo de setembro (e foi o primeiro evento em que fiz uma 'cobertura à distância', direto de Porto Alegre mesmo rs). Desde então sempre trocava uma ideia com Victor Matheus, vocalista-guitarrista-compositor da banda, via MSNs e Orkuts da vida, e um belo dia ele me informou que a banda iria começar a turnê de lançamento do CD Veludo Branco Rock'n'Roll em Porto Alegre. Sim! Foi uma raríssima oportunidade para o público gaúcho conferir o rock independente da Amazônia.

Bueno, então na noite de 17 de março de 2010 estava eu no famoso bar Dr. Jekyll, na Cidade Baixa, junto ao Largo Zumbi dos Palmares, para conferir a participação da Veludo na festa Las Quartas Locas del Dr. Jekyll. De banda de abertura a Veludo foi promovida a atração principal da noite, fazendo uma performance que ensandeceu a galera que lotava o bar. Minha resenha do show foi publicada no Som do Norte já no dia seguinte. Ao final do texto, eu assim expliquei a ausência de imagens da apresentação: 

O show da Veludo foi filmado na íntegra, na câmera da banda, por um cinegrafista completamente amador: eu! (Simmm!) De todo modo, agora o trio tá na estrada, só voltando a Boa Vista é que vai poder avaliar o resultado desta aventura total e absoluta. Torçamos!

A primeira vez que filmei guarda algumas semelhanças com o que já contei aqui sobre como comecei a fotografar. Pouco antes do show começar, Matheus me mostrou a câmera da banda, explicou como funcionava e pediu pra eu filmar o show. Nessas horas você em geral fica um pouco receoso, né, afinal se não desse certo a banda ficaria sem imagem alguma do show (por isso usei na resenha o termo aventura). 

Enfim...de Porto Alegre a Veludo foi a Santa Maria e de lá iria a Pelotas, mas essa gig acabou furando e eles seguiram direto pra Boa Vista. Lá, o material filmado na viagem (tanto pela própria banda quanto por mim) foi editado, originando dois vídeos (um referente a Porto Alegre, outro a Santa Maria). Ambos foram publicados no canal do então baixista do grupo, Mirocem Beltrão, no YouTube em 9 de junho de 2010, e posteriormente incluídos na página de vídeos do blog da Veludo

O detalhe curioso dessa história é que na época eu não soube da publicação! Em julho de 2010, já morando em Belém, reencontrei a galera da Veludo em Macapá (ambos estávamos na programação do Festival Quebramar, eles na segunda noite de shows, eu num debate sobre Jornalismo Cultural e a cena independente brasileira com Carlos Eduardo Miranda, Alex Antunes e Karen Pimenta, mediado por Jenifer Nunes). Mais uma vez, fui escalado como cinegrafista da banda; parte do que filmei foi incluído no doc que a Veludo fez sobre o festival. Esse foi lançado ainda em julho e eu o assisti em seguida, chegando a postá-lo no Som do Norte. Mas do tal material filmado em Porto Alegre ninguém falou; como eles não tocaram no assunto, imaginei que não tinha prestado e fiquei na minha. 

Sabem quando é que fui ver o show filmado há 6 anos e 4 meses? HOJE! SIMMMM! Ainda na madruga, apareceu nas minhas Lembranças do Facebook o link dessa reportagem de Raísa Carvalho publicada há um ano falando do 9º aniversário da banda, e ao compartilhá-lo eu comentei algo sobre o tal show na capital gaúcha. Decidi procurar e o descobri na página de vídeos do blog da Veludo!!!

Não querendo ser imodesto, devo dizer que ver enfim o material me surpreendeu, não parece algo filmado por alguém que não tinha a menor ideia do que estava fazendo (risos). O enquadramento está bom, os poucos zooms são suaves, enfim, acho que passei no teste! 





Nenhum comentário: