22/07/2016

Belezas Naturais: Garça da Lagoa Jansen



Geralmente as garças que já fotografei ou ao menos vi eram, total ou parcialmente, brancas. Este não é o caso da ave que vemos na foto (que imagino ser uma garça, se eu estiver errado por favor alguém me corrija. Sou fotógrafo, não biólogo). 

Fiz a foto na tarde de 25 de maio de 2016 às margens da Lagoa da Jansen, em São Luís. A lagoa, que em alguns trechos fica a menos de 100m da praia da Ponta d'Areia (cheguei a fazer um vídeo mostrando a proximidade, qualquer hora posto aqui), é o principal atrativo do Parque Estadual da Lagoa da Jansen, criado em 1988. É importante assinalar que lagoa e parque estão inseridos em plena área urbana da capital maranhense, não muito distante do Centro Histórico da cidade. De modo que me surpreendeu não só a beleza vegetal (afinal, algo esperado para um parque), mas também a fauna observável mesmo nas horas de mais intensa movimentação - há uma trilha rodeando a lagoa, de pouco mais de 5km, onde a qualquer hora do dia você encontra gente caminhando ou correndo. 

O nome da lagoa homenageia a chamada Rainha do Maranhão, Ana Joaquina Jansen Pereira, também chamada Donana (1793-1869). descendente de nobres europeus, que foi proprietária de muitas terras no Maranhão e que deixou ao morrer uma fortuna hoje equivalente a 9 milhões de reais! A tal ligação entre a lagoa e a praia na altura da Ponta d'Areia é feita pela Avenida Ana Jansen, que apesar de se chamar "avenida" é pouco extensa, indo da Av. dos Holandeses até a Av. Colares Moreira. 

Para a foto usei a então novíssima Nikon L330, sem flash para não assustar a ave, e a imagem está sem qualquer edição ou retoque (precisava?)

Publiquei esta imagem nas minhas redes sociais no domingo, 17, acompanhada da seguinte frase:
Com todo o respeito aos mestres da pintura que se dedicaram a pintar naturezas-mortas, eu prefiro é fotografar a natureza VIVA! 

2 comentários:

Anônimo disse...

"Eu prefiro é fotografar natureza viva"!

Lindo, lindo! Perfeito!

Fabio Gomes disse...

Fico muito grato pela visita e pelo comentário.

Apareça, todo dia tem post novo por aqui!